Índices XP de Fundos Imobiliários
POR
Daniel Chinzarian (Chinzarian)

top
Publicado em
25 / 09 / 2020
Foto Autor
Autor
Analista de Fundos Imobiliários da XP
Avaliações
1 Estrela 2 Estrela 3 Estrela 4 Estrela 5 Estrela

Com coautoria de Kaique Grossmann


Os índices da bolsa funcionam como um termômetro para o mercado de investimento, pois medem o desempenho de um conjunto de ativos. Esse conjunto de ativos formam uma carteira teórica. O valor real do índice da carteira teórica é o valor de mercado dos ativos negociados na bolsa de valores.


Com o intuito de trazer uma análise mais acurada do mercado, o time de Fundos Imobiliários da XP, criou o índice geral de Fundos Imobiliários (XPFI) e dois outros índices que acompanham a performance segregada dos fundos imobiliários de tijolo (XPFT) e dos fundos de papel (XPFP).


XPFI – Índice XP de Fundos Imobiliários


O XPFI é um índice de retorno total, ou seja, ele procura refletir as variações nos preços dos fundos imobiliários integrantes do índice no tempo ajustado pelo impacto da distribuição de proventos por parte dos fundos imobiliários.


Critério de Ponderação


Os ativos que representem 75% do índice de negociabilidade, são ponderados pelo valor de mercado dos fundos imobiliários. Ressalta-se que cada fundo imobiliário possui um limite superior de participação de 20% na inclusão ou reavaliações periódicas na carteira teórica que compõem o índice.


Distribuição por Segmento

Distribuição por Segmento (XPFI)
Nota: Revisão de Setembro/20; Fonte: XP Investimentos, Economatica

Composição Atual

Composição Atual (XPFI)
Nota: Revisão de Setembro/20; Fonte: XP Investimentos, Economatica

XPFT – Índice XP de Fundos Imobiliários de Tijolo


O índice XPFT tem como objetivo acompanhar a desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários denominados de fundos de “tijolo” negociados nos mercados de bolsa e balcão organizado da B3. Inclui-se como fundos imobiliários de tijolo, os fundos imobiliários que investem em empreendimentos imobiliários como galpões logístico, lajes corporativas, agências bancárias, shopping centers, educacional, hospitais, entre outros ativos físicos.


Critério de Ponderação


Os 20 ativos que compõem o índice são ponderados pelo valor de mercado dos fundos imobiliários. Ressalta-se que cada fundo imobiliário possui um limite superior de participação de 10% na inclusão ou reavaliações periódicas na carteira teórica que compõem o índice.


Distribuição por Segmento

Distribuição por Segmento (XPFT)
Nota: Revisão de Setembro/20; Fonte: XP Investimentos, Economatica

Composição Atual

Composição Atual (XPFT)
Nota: Revisão de Setembro/20; Fonte: XP Investimentos, Economatica

XPFP – Índice XP de Fundos Imobiliários de Papel


O índice XPFP tem como objetivo acompanhar a desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários denominados de fundos de “papel” negociados nos mercados de bolsa e balcão organizado da B3. Inclui-se como fundos imobiliários de papel os fundos do segmento de recebíveis e fundo de fundos (“FoF”).


Critério de Ponderação


Os 15 ativos que compõem o índice são ponderados pelo valor de mercado dos fundos imobiliários. Ressalta-se que cada fundo imobiliário possui um limite superior de participação de 15% na inclusão ou reavaliações periódicas na carteira teórica que compõem o índice.


Distribuição por Segmento

Composição Atual (XPFP)
Nota: Revisão de Setembro/20; Fonte: XP Investimentos, Economatica

Composição Atual

Composição Atual (XPFP)
Nota: Revisão de Setembro/20; Fonte: XP Investimentos, Economatica
Conclusão: Devido ao acelerado crescimento do mercado de fundos imobiliários, principalmente no segundo semestre do ano passado. Em junho de 2020, foram criados três índices de fundos imobiliários pela XP para atender e servir de referência para a performance dos mesmos. Essa maior segmentação tem melhorado significativamente a capacidade de decisão dos investidores e gerado, inclusive, a revisão da metodologia do IFIX, da B3, até então o único índice do setor.

Caso queira saber mais informações como: Performance Diária, Série Histórica, podem acessar clicando AQUI, ou entrando em contato com a equipe da XP Investimentos ([email protected]).


Disclaimer

Os índices da XP Investimentos não garantem receitas futuras ou protegem contra perdas de principal. Não há nenhuma garantia de que uma estratégia de investimento baseadas nos XPFI, XPFT e XPFP será bem-sucedida. Os índices XPFI, XPFT e XPFP não emitem, patrocinam, endossam, comercializam, oferecem, revisam ou expressam qualquer opinião a respeito de qualquer ativo, fundo, fundo negociado em bolsa, derivativo, investimento, produto financeiro ou estratégia de negociação que seja baseada, vinculada ou forneça um retorno de investimento relacionado ao desempenho dos índices XPFI, XPFT e XPFP. Os índices XPFI, XPFT, XPFP não são consultores de investimento, analistas de valores mobiliários ou fiduciário, e não fazem nenhuma representação em relação à conveniência de investir em qualquer ativo ou fundo. Os retornos dos índices não representam os resultados da negociação real de ativos / valores mobiliários. A XP Investimentos mantém e calcula o índice, mas não gerencia ativos reais. Os retornos do índice não refletem o pagamento de quaisquer encargos ou taxas de vendas que um investidor possa pagar para comprar os títulos subjacentes ao índice. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. A menção aos ativos de valores mobiliários específicos é feita com o objetivo de detalhar os ativos que compõem, atualmente, os índices, não configurando recomendação de compra ou venda.


Essas informações são de propriedade da XP Investimentos, sendo fornecidas apenas para fins informativos, não configurando relatório de recomendação de compra ou venda. Embora a XP Investimentos obtenha informações de fontes que a XP Investimentos considere confiáveis, a XP Investimentos ou qualquer outra parte envolvida ou relacionada à compilação, computação ou criação de informações não garantem a precisão e/ou a integridade de quaisquer dessas informações. Todos os índices e dados da XP Investimentos são de propriedade exclusiva da XP Investimentos e não podem ser usados ou reproduzidos sem a permissão expressa por escrito da XP Investimentos. As informações e conclusões contidas neste material podem ser alteradas a qualquer tempo, sem que seja necessária prévia comunicação. A confiança na informação deste material é a critério exclusivo do leitor. As informações contidas nesse documento não podem ser usadas para verificar ou corrigir outros dados, para criar outros índices, modelos de risco ou análises, ou em conexão com a emissão, oferta, patrocínio, gestão ou comercialização de quaisquer títulos, carteiras, produtos financeiros ou outros veículos de investimento. Dados e análises históricas não devem ser tomados como uma indicação ou garantia de qualquer desempenho futuro, análise ou previsão. Nenhuma das informações ou índices da XP Investimentos ou outro produto ou serviço aqui mencionado constitui uma oferta para comprar ou vender, ou uma promoção ou recomendação de qualquer segurança, instrumento financeiro ou produto ou estratégia de negociação. Além disso, nenhuma das informações ou qualquer índice da XP Investimentos pretende constituir um conselho de investimento ou uma recomendação para tomar (ou abster-se de fazer) qualquer tipo de decisão de investimento e não pode ser considerada como tal. As informações são fornecidas “como estão” e o usuário assume todo o risco de qualquer uso que possa fazer ou permitir que seja feito com essas informações. Em nenhuma circunstância a XP Investimentos terá qualquer responsabilidade por quaisquer informações diretas, indiretas, especiais, punitivas, consequentes (incluindo perda de lucros) ou quaisquer outros danos, mesmo se notificado da possibilidade de tais danos. O precedente não exclui ou limita qualquer responsabilidade que não possa ser excluída ou limitada pela lei aplicável. Recomendamos a consulta de profissionais especializados para a tomada de qualquer decisão de investimentos.

(Tijolo = Investimento Imobiliário = Imóvel) + (CRI = Investimento Imobiliário = Renda Fixa)
A frase acima surge da provocação que queremos fazer a você, investidor. Entendemos que uma maneira de se expor ao mercado imobiliário de forma eficiente e segura é combinar investimentos em imóveis (tijolo) e papel/CRI (renda fixa) - opções de investimento diferentes, mas complementares, algo essencial especialmente num país tão instável como o Brasil.
Foto Autor
Daniel Malheiros
26 / 08 / 2019 5 min de leitura
Não corra atrás das borboletas, cuide de seu jardim: ESG e desempenho de ativos imobiliários
Mario Quintana é muitas vezes lembrado pelo seu poema Cuide de seu Jardim. O texto é utilizado como referência para sugerir que, às vezes, é mais eficiente cuidarmos de nosso jardim do que correr atrás das borboletas, que naturalmente viriam ao jardim se lá houvesse flores. Fazendo um paralelo com o mercado imobiliário, é difícil imaginar que não seja necessário fazer ambos: cuidar do jardim e correr atrás das borboletas.
Foto Autor
David Douek
12 / 02 / 2021 5 min de leitura
Como analisar FIIs sob a perspectiva do tijolo?
Em seu primeiro artigo publicado em nosso blog, Julia Botelho dá a sua opinião em como você pode analisar um FII, sob a perspectiva do tijolo.
Foto Autor
Julia Botelho
31 / 07 / 2019 5 min de leitura

Cadastre-se gratuitamente e faça parte do maior site de Fundos Imobiliários do Brasil!

Efetuando o seu cadastro, você está concordando com os nossos termos de uso. Será enviado um e-mail solicitando a confirmação do cadastro.
O Clube FII preza pela qualidade do conteúdo e verifica as informações publicadas, ressaltando que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.