Você já pensou em investir em imóveis com pouco recurso, de maneira rápida e eficiente? Conheça esta fantástica modalidade de investimento e saiba tudo que você precisa para começar a investir ou acompanhar o mercado de Fundos Imobiliários.
Igualmente ao alugar-se um imóvel, investindo em FIIs, o investidor obtém renda mensalmente da receita gerada pelo pagamento do aluguel. Além da renda mensal, o investidor pode obter lucro no momento da venda, caso as cotas se valorizem.
Os investidores podem comprar FIIs como uma ação de uma empresa pelo homebroker, e em minutos podem ficar donos de uma fração de um empreendimento, por exemplo.
Comparativamente à aquisição direta em imóveis, o investidor de FII não terá gastos com ITBI, taxas de certidões, reconhecimentos de firma, cópia de documentos, escritura, registro, comissão de imobiliária, entre outros, o que normalmente fica em torno de 5% do valor do imóvel.
Normalmente os contratos de um imóvel são corrigidos anualmente pela inflação. Apesar da possibilidade de vacância, o investidor tende a ter a inflação compensada no longo prazo.
Isenção de IR sobre os rendimentos mensais recebidos pelos cotistas pessoas físicas caso o fundo que seja negociado na Bolsa, tenha, no mínimo, 50 cotistas e o investidor detenha até 10% das cotas emitidas pelo fundo.
Possibilita a compra ou venda de cotas por unidade, ou seja, o investidor poderá colocar suas ordens de compra de acordo com sua disponibilidade, ou sua ordem de venda, de acordo com sua necessidade financeira.
Não existe nenhum investimento seguro, mas podemos considerar que o investimento FIIs é muito mais conservador, do que ao investimento em ações de empresas.
Possibilita a qualquer investidor, independente do porte, investir em empreendimentos imobiliários de alta qualidade, através da compra de cotas, tantas quantas sua disponibilidade financeira permitir.
O investidor pode compor sua carteira com cotas de vários Fundos, atuantes em segmentos diversos, como shoppings, indústria, logística, hotéis, imóveis comerciais ou residenciais, etc.
Como as cotas são negociadas no ambiente Bovespa e tem a visualização de todo o mercado financeiro, possibilita-se uma negociação pelo melhor preço no momento.
Dado o perfil mais conservador, investimento em FIIs pode ser uma excelente alternativa para aposentadoria.
O investidor não precisa se preocupar com a administração dos imóveis, com cobrança e renovação de contratos, manutenção, recolhimento de impostos, entre outros.