@FIIVCS
Gostaria de chamar a atenção de vocês para alguns pontos importantes do Relatório Gerancial que vocês recém divulgaram. Esses pontos são relevantes para que o relatório seja mais transparante com os cotistas, evitando fazer comparações que tecnicamente não seriam as mais corretas, o que pode atrapalhar a avaliação e análise de cotistas menos informados, ou que não conhecem tão bem o funcionamento do mercado.
Página 2 do Relatório:
(...)Adicionalmente, é importante lembrar que durante os últimos12 meses, o VCJR11 apresentou um dividend yield de 16,2%ante a uma inflação acumulada de 7,5%. Notem no gráfico aseguir que o VCJR11 foi um dos maiores pagadores dedividendos dos FIIs nos últimos 12 meses.(...)
Consideração 1) A inflação acumulada de 12 meses, de Setembro 2021 a Agosto 2022, mesmo considerando a projeção de 0,33% que vocês utilizaram no cálculo, daria 8,70%, número bastante superior aos 7,5% divulgados. Considero divulgar esse número errado como um erro grave.
Consideração 2) Como a própria gestora já divulgou em lives, o dividendo pago costuma refletir o IPCA com um delay/atraso de aproximadamente 1 a 2 meses. Então para ser correto com os cotistas, e comparar bananas com bananas, a comparação dos 16,2% pagos de dividendo em 12 meses, deveria ser feita ao comparar com o IPCA acumulado de 12 meses entre Julho 2021 a Junho 2022 que foi de 11,89% ou ainda de 12 meses entre Agosto 2021 a Julho 2022 que foi de 10,07%. Se pegarmos a média desses dois, chegamos em 10,98% de IPCA, este número sim, é comparável com os 16,2% pagos. Ou seja, saímos de um número divulgado de 7,5% para 12 meses (comparação errada) para um número correto de 10,98%.
Ou seja, seguindo o fluxo da minha análise, seria possível dizer então o dividendo do VCJR11, pago nos últimos 12 meses foi de aproximadamente IPCA+5,2%, desconsiderando juros compostos nessa conta.
Fica sugestão, inclusive, que vocês passem a divulgar o IPCA de 12 meses acumulado nos relatórios na página 10 de vocês. Sei que pode não deixar o fundo tão "bonito na foto", mas seria o mais correto, considerando que o Benchmark do fundo é acompanhar NTNB +1% a 3%. Podem continuar divulgando a comparação com CDI também, mas vale colocar o IPCA.
Sei também que o IMAB já considera o IPCA, entretanto o IMAB sofre de marcação à mercado, enquanto que os dividendos distribuídos pelo VCJR11 não sofre da "marcação a mercado" da cota. Então novamente, precisamos divulgar coisas comparáveis para não corrermos o risco de estar levando o leitor do relatório a conclusões erradas.