Leio muitos comentários a respeito de se o momento é oportuno para investir em fundos imobiliários, e às vezes também me pergunto sobre isso. Então penso que já fazem 05 anos que os preços dos imóveis estão estabilizados e/ou sofreram reduções, gerarando prejuízos a investidores tanto no mercado de FII como no de imóveis tradicionais, o que significa uma forte possibilidade de elevações de preços quando o mercado voltar a crescer. A história nos mostra muitos exemplos neste sentido, contudo, tentar prever quando isso ocorrerá, é insanidade.
Analisando as altas dos últimos meses, percebe-se que foram corrigidas apenas a defasagem dos últimos tempos, tornando então real a possibilidade de Valorização de cotas, bastando que, a economia mostre sinais positivos, a exemplo do que ocorreu nos EUA. Sempre foi assim: quando CAI, vai SUBIR e vice versa.
Mas insisto, adivinhar o momento que isso vai ocorrer, é muito difícil, uma vez que o mercado não traça uma linha reta ou uma única variável.
Já comprei fundos que pareciam baratos, e depois achei que paguei caro porque o preço caiu, e já comprei fundos que pareciam caros e ri de alegria ao ver seu preço disparar poucos dias depois.
Então resolvi parar de tentar adivinhar as viravoltas do mercado e Adotar a falada técnica de fundamentos, e só sair desses fundos caso perceba que os fundamentos que me fizeram entrar num fundo mudaram.
Como grande parte dos participantes desse grupo, meu objetivo principal é a renda passiva para onde direciono 80% de meus recursos em FII, e ali acompanho as batalhas do mercado, mudando o mínimo possível, exceto, como já disse, se os fundamentos do fundo apresentam mudanças. Se o fundo é bom e tem uma queda, vou aguardar com cuidado sua recuperação, e sair se notar problemas.
O restante do capital, me permito aventurar em Trades, para que o negócio não fique monótono demais.
Essa é minha opinião pessoal, e principal guia de investimentos.