Entre os 4 fiis problemáticos, eu sempre ordenei em termos de qualidade (sem considerar margem de upside) da seguinte forma.
DEVA11 > HCTR11 > Abismo > VSHL11 > TORD11.
Porque os ranqueava assim? Todos esses fundos tem problemas semelhantes, as operações onde são relacionados, cada um na sua proporção, seguem a mesma receita, problemáticos, CRIs securitizados pela Fortsec, e praticamente atrelados ao mesmo tipo de seguimento, com foco em turismo.
DEVA11 carteira mais pulverizada, não andava tão junto da RTSC, antes do GPK achei até que eles estavam migrando para Middle Risk, foco é menor no turismo.
HCTR11 maior patrimônio dos 4 FIIs, sem duvida a maior concentração também, fundo enorme, que cresceu extremamente mal, não tem desculpa pra isso, praticamente 4 empresas detém mais que 60% do PL do fundo, Hectare é #marcosjorge.
# Abismo?
VSHL11 e TORD11
Apesar de problemas semelhantes, patrimônio e liquidez menor que os outros.
São fundos menores, não tiveram tempo de crescer, concentração é comum em fundos pequenos.
E encabeçam tudo oque a RTSC/Fortsec ofereceu de pior.
Ou seja, quase toda a totalidade do PL deles estão concentrados totalmente nos ramo de turismo, e nos CRIs problemáticos.
São focados em turismo.
TORD11 tem um agravante, fundo de desenvolvimento que por si só já seria complicado, mas atrelado a turismo, multipropriedade, e etc.
Esse tipo de fundo precisa de estabilidade por anos pra atenuar o risco, vai ter a pior curva de recuperação, porque mesmo se começar a distribuir novamente, precisara passar por essa fase de estabilidade por 1 ou 2 anos, pra depois voltar ao normal.
###
Hoje em dia considero DEVA11 e HCTR11 como parelhos, por conta que a diferença na gestão não existe mais, e como foi a gestão que fez essa concentração que chega a ser estupida no HCTR11, pode fazer no DEVA11 em tempos de estabilidade.
###
Ramo de turismo não é ruim por si só, mas passou pelo seu pior momento nos últimos 20 anos, por conta da pandemia.