@rogerdff
FIIs pra carrego tem se mostrado desafiador pra dizer o mínimo.
Casos excepcionais como HGLG e ALZR são como dito exceções até o momento.
PARABÉNS. BRILHANTE A SUA ANÁLISE
CERTÍSSIMO
Suspeito para falar.
Sempre tive muito crédito. Com a Selic fake de até 2 % , o IGPM disparando via contaminação pelo cambio, vi uma janela de oportunidade sem precedentes nos fiis. Fui a 60 %. G “anhei muito
Quando peguei uma projeção anual do Focus para o Ipca, descontei o que já havia incorrido até a data, vi que o que restava incorrer jogaria para baixo as distribuições na papelada pulei fora de tudo em 2 dias. Não era pouca coisa. Ainda subiu mais um pouco depois na minha cara e “ eu sendo ridicularizado “ pelos Zé cotinhas.
Pouco depois, Guedes colocou o último prego no caixão com a sua deflação. Eu já estava fora.
Pesaram Tb os vários sinais de bolha. Milhares de novos entrantes, abrindo mais fundo que farmácia, até a ex miss bumbum ( não tenho nada contra ela) deitando falação, expressões como “ é foguete “ , o bordão ISENTOS !, qq coisa que falasse, que não corroborando a euforia, era malhado. Ipos para lá de duvidosos ( enjoei , clube de traders, getninjas) pipocando. XP vendendo o buy and hold, mas recomendando troca de carteira como se fosse quase troca de cueca ( 1 x ao dia ). Poder comprar 1 cota com corretagem zero, custódia zero, não sei mais o que zero, e, por final, LUCRO ABAIXO DE ZERO.
O que fiz ? 51 % em fundo di , 47 % em fidcs e 2 % em renda variável.
Objetivo: mamar 13,75 % aa com risco zero, comprar renda variável até uns 10%/ 15%, no máximo, mas sem querer acertar o fundo do poço. Prefiro pagar mais caro com uma certeza maior de que a tendência passou de baixa para alta. Não tento acertar fundo nem topo. O ganho consistente está no meio.
Mas está muito complicado, os riscos são gigantescos.
Tenho visto que os dis, que pagavam entre 100 e 103 % do Cid, estão na faixa de 95 ,98.
Dos 16 fidcs que tenho, 7 ( 44%) se fecharam para novas captações ( enquanto aqui socam emissões duvidosas porque o ajuste se faz pela canibalização entre os cotistas, lá os cotistas insatisfeitos partem para cima de gestor pedindo resgate).
Estou mudando já. Já reduzi os dis, comprando tesouro pré, alocando mais um pouco naqueles fidcs que anunciam que vão fechar e aumentando renda variável já em 6 % (ações ) com 2 ações de real estate, petro4, fundos de índices ( B3 , China, SP500) e coisinhas menores.
Mas, confesso, não está fácil.
Tem uma frase de Buffet ótima
“ Quando você se pega querendo fazer a mesma coisa que o cara que precisa do dinheiro para comprar o almoço, alguma coisa está errada “
Aplica-se ao meu caso. Tenho 76 anos. Construí um modelo de simulação do Eugenio. Revejo anualmente. Já roda acho que há uns 10 anos. Posso fazer teste de stress nele.
Indica que Eugenio pode esticar até os 90. Se vender o apt ,comprar outro mais barato, pode empurrar até por volta dos 100.
E ainda não considerei o dinheiro da patroa. Vai que me chuta