Bom, chegamos em um ponto de arrebentação, quem saiu provavelmente não volta mais, e quem ficou pode tentar recuperar oque perdeu, quem foi destemido e entrou ou comprou mais nos piores momentos, pode colher os frutos do investimento ou se ferrar com o resto, obviamente isso não é uma recomendação.
Tirando a novela da RTSC/Devant/Hectare/GPK, que mais serve pra especulador doque quem tem os FIIs como investimento para longuíssimo prazo.
Atualmente o fundo com a sua carteira atual, paga 0,35 (+-1% a.m.), muito pelo fato de ainda estar distribuindo em modelo caixa.
Se voltar para o modelo competência, pagaria algo em torno de 0,52 (+-1,4% a.m.) considerando o fluxo de pagamento do ano passado, tendo em vista que alguns CRIs de menos expressão voltaram a pagar.
Tirando os 50% (agora 60%) de juros do CdC, tirando os waivers, oque sobra da carteira são CRIs pulverizados, e uma certa quantidade de dinheiro para novos investimentos, algum residual disso já foi utilizado no fundo HCST11, que em tese começara a performar um pouco melhor no fim de 2024 e em fundos que voltaram a pagar, como o Aquan Prime, mas ainda resta uma boa quantia a ser alocada.
Riscos:
- Investir mais dinheiro em algo sem retorno imediato ao fundo e aumentando ainda mais a concentração em CRIs com histórico ruim.
- CdC para de pagar os +-50% de juros (acho difícil).
- Novos calotes dos fundos adimplentes não afetariam tanto o fundo pela baixa representatividade, mas é um risco.
Lado cheio do copo:
- Voltar a pagar em regime competência (eles conseguem trazer fluxos de pagamentos a valor presente se possuir caixa).
- Chance de algum momento nesse ano, do CdC pagar amortização, mesmo que seja uma parcela (rs) ou pelo menos 100% de juros, já seria ótimo.
- Wan e Hope, grandes chances de terem voltado a pagar, apesar de não temos noticias a perspectiva é boa. (Maior chance de melhora esta aqui), se os dois voltarem a pagar, R$ 0,80 de dividendo não é seria difícil.
- GPK a maior parte, só agosto (de Deus rsrs), como falado anteriormente alguns CRIs do GPK voltaram a pagar, mas são de baixa representatividade, o grande montante, seria em agosto, perspectiva boa de ocorrer, quem sabe até dividendo do SRVD11.
- DEVA11 ser incorporado ao HCTR? Talvez, depois da tempestade, ou da treta judicial que deve estar rolando acabar, seria ótimo pro HCTR, ia deixar a carteira mais pulverizada, diminuindo o risco sistêmico atual.
De resto, dirijam e invistam com atenção.