FATO 1
336MM VP inicial do BTRA - Valor arrecadado na primeira emissão descontado o custo de emissão. conforme Comunicado ao Mercado de 14.07.21
81MM - Preço de compra da fazenda Vianmacel 16.08.21 equivalente a 24,11% do VP
O tempo passou e os ativos se valorizaram, de forma que conforme o RG de Dezembro de 2022 o VP passou para 408,7MM e portanto o VP da Vianmacel passou para 98,5MM (os mesmos 24,11% do VP total).
94,5MM - Venda da fazenda Vianmacel com 8 anos de prazo de pagamento. Observe que mesmo que esse preço fosse a vista já significaria um desconto de 4MM ou (prejuízo de -4,06%).
Como a venda foi a prazo, a comparação justa requer o cálculo do valor presente, que depende a inflação estimada para o período de pagamento. Vaja o resultado dos cálculos:
Inflação anual estimada / Valor Presente / Prejuízo R$ / Prejuízo %
2% / 88,9MM / -9,6MM / -9,7%
4% / 83,8MM / -14,7MM / -14,9%
6% / 79,2MM / -19,3MM / -19,6%
8% / 74,9MM / -23,5MM / -23,9%
Hoje não existe nenhum Banco no Mercado que preveja inflação abaixo de 6% nos próximos 8 anos e portanto é seguro dizer que o Gestor do BTRA vendeu a fazenda Vianmacel com prejuízo na ordem de 20MM ou -20% do Valor Patrimonial da Fazenda.
O Gestor fêz de tudo para se livrar do nome VIANMACEL, NOVA MARNGA, MILTON CELLA e o Cotista ficou com o prejuízo.
FATO 2
Até o RG de Janeiro de 2023 o Gestor mostrava o Receita Mensal gerada por cada ativo, agora que a Vianmacel vai parar de gerar receita, o Gestor resolveu omitir a receita por ativo do relátorio mensal, juntando tudo num balaio de gato chamado Receita Imobiliária, como se vê no RG de Fevereiro de 2023.
FATO 3
AGE de 31.03.2023
(i) Deliberar sobre as contas e demonstrações contábeis do Fundo... Não farei qualquer comentario, deixando para algum, Cotista Contador comentar.
(ii) Esse Gestor incompetente e incapaz que fêz tudo que descrevi acima (FATO 1) tem a coragem de vir pedir nossa aprovação para aprovar tamanho CONFLITO DE INTERESSE, para os tópicos abaixo:
(ii a) Aquisição de FIAGROS LIXO, geridos pelo BTG, num montante de até 40% do Valor Patrimonial do BTRA.
Você daria um cheque em branco para esse Gestor?
(ii b) Aquisição de FIAGROS LIXO, administrados pelo BTG, num montante de até 40% do Valor Patrimonial do BTRA.
Você daria um cheque em branco para esse Gestor?
(ii c) Aquisição de FIAGROS LIXO, com alavancagem de até 80%
Você daria um cheque em branco para esse Gestor?
Observe que a verdadeira intenção aqui é que qualquer FIAGRO LIXO do BTG possa fazer emissões (aumentando a arrecadação de taxinhas) enquanto que o BTRA entra com o dinheiro para garantir o sucesso das emissões.
(iii) Aquisição/venda de qualquer coisa inclusive emitidos pelo BTG para gestão de caixa.
Você daria um cheque em branco para esse Gestor?
Acabei de votar NÃO para todos os tópicos acima.
Não seja omisso, vamos todos votar NÂO para essa Gestão que só pensa no Cotista na hora de pedir cheques em branco para