Bom dia senhores. Esse texto pode ser um tanto mal educado para alguns, mas a idéia não é essa, é de apenas entender melhor o que a maioria pensa sobre os Fiis. A idéia não é hostilizar, mas tentar melhorar um pouco o nível de entendimento de todos sobre o racional do investimento nesse tipo de ativos. Gosto bastante e estou 100% em Fiis, por isso o tom da conversa pode parecer meio ríspido, mas não é.
Muito se fala em estrategia. Vejo alguns aqui do Fórum dizendo: qual a sua estratégia? Vai estudar, cada um tem um perfil, e tal. Mas no fundo todos não querem o mesmo objetivo? Renda e valorização? Então porque é tão misteriosa e subjetiva a tal estratégia, que teoricamente deveria ser bem simples?
Pois bem, eu estudo o mercado de Fiis a mais de 3 anos, ou seja, não sou expert mas também não comecei agora, e confesso que não consigo ainda estabelecer uma "estratégia".
Vejo muitos elogiando fundos com yield abaixo de 7% ao ano, que é seguro e tal, prédios bons, multiativos, multiinquilinos, contratos atípicos, gestor "confiável", tudo ideal, mas poxa, quando olha o yield é uma merreca. Oras, se é pra receber menos que 0,6%/mês vou pra caderneta de poupança, LCI, LCA, Fundos de bancões "sem risco algum"... ou seja, não faz o menor sentido a renda variável.
Então senhores, qual é a grande estratégia que vcs tanto falam? Eu sou muito burro, ou ninguém faz a menor idéia do que está fazendo e fica apostando na sorte do acaso dos achismos darem certo... ou então estão todos com Fiis de luxo na carteira. Na minha humilde ignorancia, para mim Fii que dá menos de 0,6%/mês é Fii de luxo só pra ficar se gabando que tem o Fii dono do prédio tal que é AAA.
Todo mundo diz: comprar monoativo é fria, monoinquilino é fria, prédio velho é fria, RMG é fria, prédio novo ainda não "amadureceu" no mercado, o gestor X é bom e o Y mete a mão no bolso do fundo... e tal. Aí quando vem FAMB, BBFI, MFII, FIGS dando errado, todo mundo bate no peito e diz: "eu nao disse?"
Sinceramente eu gostaria de saber qual a conta que esses caras que vendem com 30, 40, 50% de loss fazem, porque mesmo pegando toda a renda distribuída desde o inicio do fundo e considerando como gain, a conta não fecha na minha calculadora...
"Carteira balanceada", outro jargão que todo mundo diz. Mas como assim balanceada? Se uma cota de FAMB (desculpem insistir nesse exemplo, mas um grande entusiasta do Fundo a alguns meses acabou de zerar dizendo: pulei do barco) custava 4.8 - 5k a poucos meses atrás, e como tem tanta gente que diz que tem 1-2% de FAMB na carteira? Ou estão querendo aparecer, ou tem quantidade tão insignificante que sequer deveriam estar se gabando...
Então pessoal, me desculpem a franqueza, é porque eu gosto muito desse ambiente aqui, aprendi bastante aqui e apenas gostaria de pedir que algumas pessoas fossem mais realistas e honestas em suas opiniões, e contassem menos papo, como se fossem os experts, fazendo todos os demais se sentirem os patos do mercado...