Aos amigos do Forum, peço uma ajuda para uma "dúvida existencial":
Eu comecei a estudar sobre FIIs há 2 meses. Sou médico e tenho objetivos de aposentadoria, como a maioria dos que investem nesses FIIs. Tenho conhecimentos bons em outros investimentos e tenho na minha carteira renda fixa, tesouro direto, fundos de investimentos, debêntures e ações. Ultimamente aproveitei muito bem as taxas altas de juros com esses investimentos. No entanto, finalmente comecei a pensar em investir em FIIs e percebi que demanda muito estudo! Não é brincadeira, não!
Confesso que estou meio perdido...meu receio é investir e não ter as ferramentas para me manter atualizado, o quanto de esforço preciso para acompanhar os fundos e saber se devo sair, etc...
Pelo fato de ter uma renda mensal, eu tinha a impressão de que era bastante seguro, mas quanto mais eu leio, mais eu percebo que não entendo nada e o quão difícil é investir. Não é simplesmente chupinhar uns nomes de fundos bem indicados e pronto.
O único fundo que eu tenho é o BPFF11 que entrei no IPO por uma sugestão de assessor da corretora (na época, eu caía nessas). O rendimento mensal não é ruim, na minha opinião (cerca de 0,65-0,70%), no entanto eu tive perda do principal, pois nesses anos todos, a cota não valorizou nada (pelo contrário, vale menos do que eu paguei!). Ou seja, há aqui um custo de oportunidade!
Eu estou errado no seguinte pensamento? FIIs só vão valer a pena SE o valor do principal usado para adquirir as cotas se valorize pelo menos acompanhando a inflação e então eu poderei assumir que o provento mensal é renda! Do contrário, pinga um dinheirinho bom por mês, mas é como se estivesse comendo o principal também, pois ele vale menos com o passar dos anos. E é aí que percebemos que FIIs são renda variável, certo?
Se isso é certo, realmente só devemos entrar em FIIs que são muito bons para que haja preservação do principal ao longo dos anos...e de preferência, de tijolo, pensando em renda passiva para aposentadoria.
E como o IFIX está bem alto e temos taxas de juros caindo, entrar pesado agora pode não ser bom para longo prazo....seria mais inteligente da minha parte economizar, fazer um pé de meia em renda fixa e entrar só pesado em um momento de IFIX mais baixo? Meu receio é entrar agora, pagando muito e não ter a reposição da inflação sobre o valor pago no principal.
Ah! Eu assinei a série de fundos imobiliários daquela famosa casa de análises, mas já percebi que é furada após ler aqui....
Desculpem o textão, mas eu queria ser bem claro. São muitas considerações e perguntas.
Agradeço de coração a quem possa me dar um norte nesse momento- não quero errar ao investir o suado dinheirinho que não vem de propina....
Abraço a todos!