Um pensamento:
Qual o motivo REAL para a caída dos FIIs?
Com a baixa inflação tanto a poupança como as RF (CDB, LCI, LCA, LT, etc…), não estavam apresentando rendimentos satisfatórios, ou seja, nem a inflação estavam acompanhando.
E como os FIIs, representavam uma oportunidade de se conseguir melhor rendimento, houve migração de Capital para esse tipo de investimento (recebi ofertas em RF com até 30 % do CDI).
Tivemos então a “ERA DO OURO” nos FIIs, em que se ganhou dinheiro por “N” motivos (valorização, Flipagem, etc…), em que as Emissões eram uma verdadeira Mina de ouro.
Ou seja, foi injetado muito dinheiro neste tipo de investimento, e as cotas tiveram uma excelente valorização, cabendo sem sombras de dúvidas, novas Emissões.
Hoje, com a alta da inflação, as RFs passaram a pagar melhor (acabaram as ofertas) e com muito mais garantias do que os FIIs, forçando uma migração contraria do Capital, reduzindo em muito o Capital circulante nos FIIS, acarretando uma caída de valor das cotas (inclui-se o mercado de ações).
Alie-se ao colocado acima, a ganância dos Gestores, que por quererem ganhar mais, e acho que por não entenderem o momento, fazem Emissões sem controle, diluindo ainda mais o Capital circulante, pelo acréscimo do número de cotas adicionais, e consequentemente, reduzindo o valor das cotas.
Em meu pensamento, só teremos o retorno a dias melhores, com o controle da inflação.
Por outro lado, o que podemos de fato fazer para tentarmos segurar o valor das cotas é BOICOTAR qualquer Emissão que venha a ser feita.