RESPOSTA, AS MINHAS CONSIDERAÇÕES, DO HABITAT NO ESPAÇO RI
_________________________________________________________________
O QUE VOCÊS ACHAM ???
_________________________________________________________________
@Rsimon, segue abaixo as respostas para as suas considerações:
1) Sobre a demora na alocação de recursos, entendemos a insatisfação. Retomamos as alocações em Junho, quando vimos uma estabilização na inadimplência das carteiras. Porém, parte das operações que constavam no pipeline que havíamos constituído na emissão, tiveram que ser reajustadas, o que atrasou o processo de alocação. Além disso, algumas não couberam nos termos do nosso regulamento (LTV de até 60%) ou tiveram apontamentos na diligência jurídica que ainda não foram solucionados e, portanto, não puderam ser liquidadas. É importante ressaltar que seguimos originando novas operações – neste período recusamos 28 operações por critérios de Gestão (taxa, estrutura, processos, erros em contratos, inadimplência, etc) e mandatamos mais de 200 milhões de CRIs que devem ser liquidados em tranches, conforme avanço de obras e/ou vendas.
2) Reduzimos a taxa de administração (gestão e administradora) de 1,50% a.a. para até 1,30% a.a. – a partir de outubro. Lembramos também que, no primeiro semestre, devolvemos ao fundo 30% da taxa de performance provisionada. Ainda assim, vemos que nossas taxas estão comparáveis as taxas de outros fundos High Yield do mercado.
3) Nosso pipeline é atualizado constantemente e alguns prazos estimados podem ser revistos no decorrer da estruturação das operações, devido ao criterioso processo de diligência e a burocracia regulatória para constituição das garantias. Nosso objetivo em expor um prazo de liquidação estimado no relatório gerencial é trazer mais transparência ao investidor – porém, deixamos claro, no próprio relatório, que as condições apresentadas podem sofrer alterações.
4) Estamos sempre buscando melhorar o relatório – um exemplo este mês foi trazer quais os CRIs que repassam a inflação negativa. O nivel de informações e detalhes do relatório sempre foi elogiado pelos nossos cotistas e frequentemente incorporamos as sugestões que recebemos. Se você tiver sugestões, estamos abertos a ouvi-lo.
5) A gestão do fundo nunca foi feita por uma única pessoa - a gestora Habitat Capital Partners possui uma equipe de 18 pessoas divididas nas áreas de Originação, Estruturação, Gestão, Engenharia, Relacionamento com Investidores e Compliance/Risco. Além disso, temos 03 sistemas proprietários que foram desenvolvidos para monitoramento dos fundos, das carteiras de recebíveis e das obras dos empreendimentos sob gestão. A equipe de gestão tem 05 pessoas e está sob responsabilidade da Camila Almeida – sócia-fundadora e atual diretora responsável pela atividade de gestão de recursos da Habitat perante a CVM, e que sempre esteve à frente da instituição juntamente com o Eduardo Malheiros.
Atenciosamente,
Juliana Pedroza
RI Habitat Capital Partners