Isso não é uma enquete, mas peço apenas que REFLITAM sobre este pequeno "causo", como dizem aqui por Goiânia. :)
Imaginem uma pessoa que tem uma casa perto de uma praia no litoral paulista avaliada em 750 mil reais, mas que hoje, em função da crise, estão negociando casas semelhantes por volta de 600 mil reais na vizinhança.
Ele consegue, entre altas e baixas temporadas, alugá-la com certa frequência. Alguns meses são fracos. Outros melhores, mas na média "mensal"... ele apura R$ 3.000,00.
O retorno médio está entre 0,40% e 0,50% ao mês, com base nos preços atuais, e ele ainda paga imposto de renda.
Penso em ir até lá e falar para ele para me vendê-la, visto que "A CASA DELE TÁ PAGANDO MENOS QUE A POUPANÇA". Este será o meu principal argumento.
Qual será a reação dele?
a) Vender a casa de imediato, claro. Afinal, tá pagando menos que a Poupança.
b) Dizer que me vende a casa, mas teremos de negociar um outro preço. Talvez ele comece a pensar caso o valor mínimo oferecido seja 1 milhão.
c) Dizer que a casa é muito boa e, pela análise dele, ela irá valorizar ao "loooonggooo" do tempo em função dos aluguéis futuros e melhorias na casa e região. E ainda, me explicar calmamente que isso não acontece da noite para o dia, e nada é linear como alguns pensam e dizem. Me contar que já viveu outras crises e, nestas horas, as precificações ficam confusas e distorcidas. Ele aproveita, inclusive, para comprar mais casas, quando pode.
d) Não me vender a casa e ainda me dar uma "lição", ressaltando que ele vem acumulando riqueza há vários anos com este e outros imóveis da família, em função dos aluguéis e valorizações. Ele até me conta uma "historinha" que há muitos anos, quando começou a investir, ele recebia apenas 300,00/mês de aluguel de uma kitnet comprada com muito suor próxima de uma faculdade no interior. Mas ele persistiu e manteve seu plano. Foi acumulando ao longo da vida. Hoje, seus imóveis o remuneram muitas (e muitas) vezes mais.
e) Não me vender a casa e ainda, rispidamente, me pedir para ir embora, já que este argumento citado por mim de comparar o aluguel da casa com a Poupança é um disparte, uma sandice plena, e não faria o menor sentido, visto que são abordagens e contextos completamente diferentes.
Para finalizar:
Conhecer os outros é mera curiosidade, conhecer a si mesmo é uma virtude.
(Gardenia Bitencourt)