Sobre a movimentação de cotistas para chamar assembleia:
- Sou extremamente a favor.
- Sinto que a RTSC/Hectare que "aparentemente" assumiu a Devant também (ainda não foi oficializado pela Vortx)
estão bem tranquilas na situação atual, e alongando a retomada do fundo, o máximo que podem, em favor das "operações em detrimentos aos cotistas, por conta do conflitos de interesses", pelo menos isso é oque aparente pela falta de informação sobre a real situação desses empreendimentos.
Não adianta nada falar de recorde de faturamento das empresas, sendo que no fim do dia, oque recebemos é arcar com mais uma rodada de waiver.
- Então ter pressão vindo dos cotistas, gerando mídia (vídeos no Youtube, artigos em jornais/blogs de finanças, comentários em fóruns, etc), vem de bom grado.
#
Porém, existe algumas pessoas que estão alucinadas com a assembleia, e alinhar as expectativas com a realidade deveria ser imprescindível nesse momento:
- levando em conta uma troca de gestão, que pra ocorrer já seria difícil (e não impossível).
- a gestão da Hectare sempre foi péssima em termos de comunicação com os cotistas, em 2023 foi melhorando ao longo do ano, mas falta muito pra ser razoável, ainda mais com o atraso dos RG, mas é fato, tivemos mais lives do James falando da Hectare, do que dos próprios gestores da Hectare nos últimos 12 meses.
- alguns já sabem, mas troca de gestão não é solução de nada, serve mais como uma punição a gestão atual pelo péssimo desempenho. Poderíamos ter uma gestão mais comunicativa, nos dando a REAL situação dos empreendimentos, no entanto...
Até isso ocorrer, demanda tempo e dinheiro, isso até o entendimento da situação do fundo.
- Sobre execução de garantias, elas não são "automáticas", e existe o fato do DEVA11 está nas mãos em tese da Hectare, e eles podem empatar um execução de garantias, não sabemos a real situação das garantias. Se as garantias são equivalentes as dividas e de fácil execução (duvido).
- HCTR11 tem 2 fundos na sua carteira que duvido que alguém queira comprar, XBXO11 e SRVD11 (13% do PL).
- sobre diminuição de taxa de gestão e taxa de administração, elas são taxas equivalentes ao valor de mercado do fundo, a taxa já caiu na mesma proporção da cota, mas oque mais leio nos grupos, fórum, e Instagram, é pedindo diminuição, ou taxa zero. Ninguém vai trabalhar de graça. Tirar taxa de performance é viável.
- Sobre investir em fundos da mesma gestora, isso não é errado, todo mundo faz, e inclusive acho um dos melhores investimentos do fundo, HCTS11 inclusive já tem um empreendimento operando, e estimam outro pro final do ano (que precisa de grana pra completar a obra, por isso o investimento do HCTR11), são empreendimentos bons e em lugares bons de SP, HCHG11 é um fundo bom e ainda não totalmente performado (tem 7,6% em caixa), esta condizente com a realidade do mercado, pagando 0,8% por cota patrimonial, inclusive grande parte do valor que vai pro HCTS11 vem do HCHG11.