FILTROS
PARA POSTAR UM NOVO COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Ler Mais Nosso fórum tem o objetivo apenas debater ideias acerca do mercado de Fundos Imobiliários e em nenhuma hipótese deve ser usado para auxílio na tomada de decisão de investimento de qualquer natureza ou anular sua própria análise e leitura das informações dos documentos oficiais e primários, publicados pelos administradores dos Fundos Imobiliários e explicitamente encontrados aqui no Clube FII. É responsabilidade do investidor verificar e analisar as informações, priorizando sempre as fontes oficiais, antes da tomada de qualquer decisão de investimento.

COMENTÁRIOS POSTADOS

armandonetto
E a AGE Aconteceu ! Aprovada a locação ! Agora acabaram-se as emoções...partiu XPCM?
19/12/2020 21:36:55 (Última Edição)
EXIBIR AS 3 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2234500 POR RFM2
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
MSNM (3)
Pessoal, o FernandoSK0 tem razão esse fundo caminha para uma queda nos rendimentos e desvalorização inevitável das cotas. A nossa pressão junto aos gestores pode alterar essa situação com rapidez em razão da gestão XP trabalhar com agilidade. Os CRIs indexados ao CDI poderiam até ser utilizadodos, mas jamais uma concentração de 67 por cento. E com diversas CRIs pagando CDI+taxas ridículas. Vamos pressionar a gestão, é o nosso dinheiro que estão administrando!

O e-mail deve ser encaminhado para esse endereço: [email protected]
18/12/2020 13:08:37 (Última Edição)
EXIBIR AS 16 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2233930 POR GilbertoLucio
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
lFoGlKenobi
Se essa Amortização rolar... Como que é feito o calculo? Ql a base? O PM da pessoa atual? VP do fundo? O valor da Cotaçao na B3?

Nuca passei por isso, tá meio confuso como calcular...

Exemplo, se a pessoa entrou na IPO a 100, receberia 38 p/ cota de volta? Mas como ficaria o PM? Tem imposto/taxa p/ pagar?


O PM ficaria R$ 62,00(100-38)?
18/12/2020 12:27:32 (Última Edição)
EXIBIR AS 11 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2239867 POR Nadaf
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
leolsv
https://www.youtube.com/watch?v=ZdUpuqXG0cg - Privaram a live de ontem, ninguem consegue mais assistir esse show de horrores
Live Gestão da RBVA Hoje as 17:00 com Baroni e Rodrigo Medeiros... kkkk... olha quem a gestão vai recorrer pra ver se tenta limpar o filme queimado deles e de ROLO11
Participem ao vivo, será que vão manter ativo os comentários da live para ler algumas verdades?
18/12/2020 07:35:39 (Última Edição)
EXIBIR AS 34 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240377 POR ECwb
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
estevaobk (17)
Prezados,

Live do prof. Baroni com o time gestão da Rio Bravo realizada no dia 06/02/2020 com relação a fusão entre RBVA11 e SAAG11. Trecho retirado entre 20:10 - 23:20 do vídeo:

https://youtu.be/v3kcRU7y2Lg?t=1210

-

Prof. Baroni: Questiona as "travas regimentais" no fundo do Santander.

Rio Bravo: "... Essa proposta que a gente traz da incorporação, esse regulamento do Santander na incorporação ele termina né, ele é liquidado e o regulamento que passa a ser válido é o do RBVA, que tem abertura para alocar pra terceiros e fazer a reciclagem do portfólio mesmo locado ou vago ... A gente passa a ter uma abertura completa comercial para poder trabalhar com os ativos."

Prof. Baroni: "Então posso dizer que aquele regulamento que nós temos do Santander eu posso rasgar, ele não vai ter mais nenhuma avalia?"

Rio Bravo: "Correto, a incorporação acontecendo sim."

Prof. Baroni: "E não há nenhum risco jurídico, isto vocês já consultaram, do Santander em ter algum tipo de desconforto com isso aí no curto/médio prazo?"

Rio Bravo: "Também não ... Embora conste no prospecto, é uma redação que remete muito mais a uma obrigação do Fundo que ele tem perante os cotistas dele do que uma obrigação que ele tem perante o banco, tá? E o contrato de locação assim que finalizado não cabe ao Santander avaliar o que será feito ou não com o ativo ... Ele tem a possibilidade de compra do ativo a valor de mercado no final."

-

Isto pode servir como base para uma AGE afim de trocar a gestão do Fundo?
17/12/2020 22:28:56 (Última Edição)
EXIBIR AS 13 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240263 POR estevaobk
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
sauloabe (1)
Assistam esse vídeo de um "desabafo" sobre a falta de capacidade da RB em gerir o fundo. https://youtu.be/QimMj9zBNfY
Penso de forma semelhante, porém vou mais além deveríamos nos unir e solicitar a CVM que fiscalize essa gestora, investigue aquilo que ela está fazendo. A RB da forma que tem atuado tem lesado os cotistas dos fundos que ela gere.
17/12/2020 22:25:25
EXIBIR AS 3 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240443 POR Jucamaster
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Edu_Astrel
O time de gestão é muito devagar e acho que não vão se mover para ampliar a carteira de ativos... há 1 mês atrás, enviei mensagem ao gestor, pontuando os riscos de manter este ''status quo'' no fundo e a sugestão de que seria melhor vender para outro FII logístico grande. Hoje, a assimetria é muito grande - são bons ativos e VP em R$ 96 -> está muito descontado. No limite, os cotistas deveriam chamar uma assembleia para tratar deste assunto - trocar a gestão ou fazer uma votação para vender os ativos.
17/12/2020 22:11:24
EXIBIR AS 5 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2193989 POR G-H2020
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Diegomsc (1)
Queria confirmar um ponto meio fora do tema da live de agora, no inicio da sessão de perguntas comentaram bem por cima que conseguiram captar na emissão e vão comprar imoveis. Então suponho que algum investidor institucional loucamente aportou na emissão e eles conseguiram captar o mínimo, então é provavel o fundo deve comprar os imóveis do Pão de Açucar de maneira alavancada. Alguém pensa o mesmo ou eu estou viajando?
17/12/2020 22:10:25
EXIBIR RESPOSTA ÚLTIMA RESPOSTA 2241069 POR ProfessorCano
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
nandocavalheiro
Se houver amortização, as ordens stop são canceladas automaticamente?
Uso a clear.
17/12/2020 22:02:26
EXIBIR AS 3 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2237503 POR nandocavalheiro
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
MarceloPazan12
Boa noite!
Sou investidor de fundos imobiliários há mais de 6 anos e fico muito feliz com o crescimento da indústria e com a quantidade de novos investidores.
Entretanto, fico extremamente preocupado com a mentalidade de curtíssimo prazo de alguns investidores! Além disso é assustadora a quantidade de comentários em que vejo investidores comparando banana com maçã.
Meu recado para esses investidores: FIIs SÃO O MELHOR INVESTIMENTO PARA RENDA PASSIVA E SÃO UM INVESTIMENTO DE LONGO PRAZO!!
ALÉM DISSO, SE VOCÊ INVESTE EM UM FUNDO DE LOGÍSTICA TEM QUE COMPARAR COM UM FUNDO DE LOGÍSTICA, SE VOCÊ INVESTE EM UM FUNDO DE FUNDOS, TEM QUE COMPARAR COM OUTROS FUNDOS DE FUNDOS, E NÃO COM UM
FUNDO DEVA11.

Feito este desabafo, finalmente chego no BPFF.
Para quem não sabe esse é um dos FoFs mais antigos do mundo e nunca me decepcionou no quesito renda! A cota ja bateu 120 e ja bateu 70, e em nenhum dos momentos me empolguei ou desesperei porque meu foco está na renda, e esse fundo é um reloginho e sigo confiando na gestão que nao diminuiu rendimento nem após período de alocação da oferta como acontece na maioria dos fundos...e olha que esse fundo ja passou por diversos estágios da economia e segue firme! Para quem eh iniciante nesse mundo, os FoFs são ótimas opções por serem bem diversificados e beneficiados em diferentes cenários.

Mas nem tudo sao flores, o relatório gerencial é sofrível e incondizente com a evolução da indústria. Por fim, a gestão errou feio em fazer um desconto tao grande na nova oferta, 1 ou 2 reais ja eram suficientes!! Vamos ver se pelo menos eles compensam com uma subida no rendimento!

Espero ter contribuído e ótimos investimentos a todos!

17/12/2020 21:53:07
EXIBIR AS 10 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2203981 POR France_Schult
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
CarlosEOM (2)
A questão é que a liquidação é amanhã 18/Dez....e a corretora disse que não recebeu o arquivo do montante adicional com as confirmações....e o pior é que o atendente disse que pelo COMUNICADO AO MERCADO emitido no dia 14/Dez, deixa entender que o montante adicional seria realizado através de uma oferta pública. (veja trecho do comunicado abaixo!)

COMUNICADO AO MERCADO em 14/Dez
....em continuidade ao fato relevante divulgado em 13 de novembro de 2020 e rerratificado em 19 de novembro de 2020 (“Fato Relevante”) e ao comunicado ao mercado divulgado em 07 de dezembro de 2020 (“Comunicado ao Mercado”), o que segue.

Foi encerrado em 14 de dezembro de 2020 o prazo para exercício do direito de subscrição de sobras das Cotas que não foram subscritas durante o Período de Exercício do Direito de Preferência, bem como do Montante Adicional, conforme abaixo definido (“Encerramento do
Período de Exercício do Direito de Subscrição de Sobras e Montante Adicional” e “Direito de Subscrição de Sobras”, respectivamente) pelos Cotistas que tenham indicado sua intenção de participar do Direito de Subscrição de Sobras e Montante Adicional no ato do exercício do Direito de Preferência, no âmbito da oferta pública de distribuição de, no mínimo, 104.855 (cento e quatro mil, oitocentos e cinquenta e cinco) e, no máximo, 1.834.959 (um milhão, oitocentas e trinta e quatro mil, novecentas e cinquenta e nove) cotas da terceira emissão do Fundo...

Vcs também entendem da mesma forma???
17/12/2020 20:45:56 (Última Edição)
EXIBIR AS 2 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2241244 POR Marcosnetzam
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Paulofj
Eu tava assistindo quando retiraram o video.

Cada vez mais eu fico com um pé atras com essa gestora

Se eles queriam esclarecer os fatos pq não deixa o vídeo para os cotistas tirar as dúvidas???

Ou tem algo para esconder?

Desse jeito eles não passam nenhuma segurança para nós.......
17/12/2020 20:40:50
EXIBIR AS 7 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240464 POR portuga
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Marcosnetzam (1242)
E a inflação...


https://valor.globo.com/google/amp/live/noticia/2020/12/17/stuhlberger-inflacao-vai-surpreender-em-2021-e-juro-ficara-acima-do-que-mercado-e-bc-preveem.ghtml?__twitter_impression=true&s=09
17/12/2020 20:31:41
EXIBIR AS 13 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2239763 POR Guilherme_Sul
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
carrara
Um comentário pessoal sobre corretoras! Utilizo apenas 2 corretoras, Fator4U e XP, e dentre elas é ABSURDAMENTE discrepante a diferença!! Na Fator4u tenho que ligar constantemente pra verificar alguma falha, seja no home Broker, seja nas emissões, sobras e etc.

Na XP basta dar uma simples olhada no site ou app que vc faz TUDO!!

NÃO ATOA QUE é a MAIOR e não atoa que estou deslocando 100% do meu capital pra ela.

Se vcs utilizarem outra corretora e que seja excelente me indiquem, não me sinto confortável em deixar toda grana em apenas um lugar.

Obrigado e desculpa o desabafo, mas é uma dica pra quem quiser!!
17/12/2020 20:16:14
EXIBIR AS 27 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2234676 POR ProfessorCano
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Locke (16)
Me perdoem, mas estou meio perdido com a lógica dessa emissão:
- a emissão eh pra correntistas Itaú. OK
- se minhas cotas estão em outra corretora eu ainda consigo subscrever?
- a emissão demora até meados de maio... e cita que a alocação será por ordem de chegada.

Qual a lógica disso? Pq alguém faria uma subscrição em dezembro pra ser integralizado só em maio? Eles vão integralizando aos poucos as cotas?
17/12/2020 20:15:29
EXIBIR AS 7 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2233095 POR Locke
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
leolsv
Privaram o vídeo da live, gestão safada, até que eu vi de 1 hora e pouca foi só enrolação, alguém que assistiu tudo, qual foi o resumo desse rolo?
17/12/2020 20:06:56
EXIBIR AS 14 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240453 POR ColecionadorBR
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Renattho
https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=134093

do Informe Anual.
100% dos cotistas tem uma participação de até 5% das cotas.
Pelo menos podemos ficar tranquilos de não enfrentar os mesmos problemas do ABCP11
17/12/2020 19:58:37
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
smfelix
Além de tudo que o fundo já está passando acho que um problema que os atuais cotistas e interessados devem ficar de olho é sobre as regularizações dos imóveis, porque como o Santander está mostrando, a meu ver, o que for possível dele fazer para dificultar a vida do RBVA vai ser feito.

Sobre a isto acredito que não vai ser possível regularizar nesse prazo que falta, não tudo já que em aproximadamente 8 anos o fundo só está com 43% dos imóveis regularizados, além disso é provável que alguns imóveis nem vão ser regularizados, o problema disto é que os bancos se recusem a recomprar, ai pode gerar um problema do fundo ficar com um imóvel com pendencias e caso que tente vender para um terceiro o valor do imóvel seja menor, além dos custos que vão ser gerados para contestar essas decisões na justiça.

Se eu não entendi errado a caixa já fez isso com o imóvel tombado, ela se recusou a ficar com o imóvel e fundo cogitou vender, mas isto não foi aprovado pelos cotistas.

Ainda assim pretendo continuar como cotista, pois acredito que esses problemas são contornáveis, por exemplo, no caso da cláusula 4.3 o pior cenário é vender o imóvel de volta para o Santander ou para um outro comprador, alguns vão falar que por causa da pandemia o valor do imóvel vai estar prejudicado, mas até o fim dos contratos acredito que o cenário vai melhorar e muito, sem contar outras possibilidades. Concluindo vou continuar como cotista, mas com muito mais precaução, não pretendo aportar nele até ter mais clareza de outros possíveis riscos e ver que a gestão está tendo capacidade de lidar com estes problemas.
17/12/2020 19:55:19
EXIBIR RESPOSTA ÚLTIMA RESPOSTA 2241064 POR vscalon
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Leoriux
Olá meus caro....to com uma "intranquilidade" aqui por que por mais que eu leia 10x não to entendo essa assembleia geral do fundo que diz o seguinte:"Deliberar quanto às contas e demonstrações contábeis do Fundo, acompanhadas do respectivo
relatório do auditor independente, relativas ao exercício social findo em 30 de junho de 2020".
To com PM de 97 e a cotação caiu demais e ta me preocupando muito mesmo....alguém me fala oque tá acontecendo?? por favor ..obrigado...sou iniciante ainda :(
17/12/2020 19:52:57
EXIBIR AS 8 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240117 POR Leoriux
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
360fii
Pessoal, não sei se será útil, mas achei no mínimo interessante.
"Jean-Yves Fillion, CEO do BNP Paribas EUA
“Se você me dissesse há um ano que poderia dirigir um banco dos EUA com quase 90% da equipe trabalhando em casa, eu diria que você está louco. Mas tem sido assim há quase nove meses e isso vai fazer parte do novo normal. Se será 30%, 40% ou até mais no novo normal, é difícil dizer, mas muito mais pessoas trabalharão em casa. Estávamos sempre tentando otimizar nossa ‘pegada imobiliária’, mas agora estamos acelerando isso. Haverá necessidade reduzida de um grande espaço na sede...."
Fonte: Portal e-investidor, do Estadão.
Também deve afetar escritórios comerciais, enfim...

17/12/2020 19:22:55
EXIBIR RESPOSTA ÚLTIMA RESPOSTA 2241363 POR 360fii
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
alecar4100
Olá pessoal,boa noite! Vendi todos os meus diretos de subscrição,não tenho interesse no momento em aumentar posição no fundo...Porém no pregão de hoje vi neguinho pagando por RBFF12 mais de R$0,80 no exato momento que RBFF11 estava R$ 73,04. O que faz um cidadão pagar R$ 0,80 pelo direito de comprar um papel por R$ 72,91? (R$ 0,80 + R$ 72,91 =R$ 73,71) Sendo que ele poderia comprar a mercado por R$ 73,04??? Fora que tem que esperar o RBFF12 virar RBFF11... Tem alguma coisa que eu com toda a minha ignorância não sei? Abraço a todos.
17/12/2020 19:19:06
EXIBIR AS 15 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2211091 POR DrMailson
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
Spiff (2)
Assisti uma boa parte da live. Algumas impressões que tive: a) de fato, a RB não é responsável se o inquilino ajuiza ações judiciais; o choro é livre; tem-se que lidar com isso b) no entanto, smj, fiquei com a impressão de que o SANTANDER não foi consultado acerca da fusão RBVA/SAAG; não tenho certeza, mas fiquei com a impressão de que toda a celeuma começou a partir do momento da fusão à revelia do SANTANDER (posso estar redondamente enganado); c) no entanto, se o SANTANDER foi consultado e não se opunha à fusão, a clásula 4.3 teria que ser expressamente revogada, em ato escrito de ambas as partes. Interpretação de advogado não revoga nem anula cláusula. Cláusulas contratuais podem ser revogadas por escrito, com a concordância das partes ou anuladas, por decisão judicial transitada em julgado. Blá blá de advogado, por si só, não revoga nem anula nada. Nenhum advogado pode dar garantia absoluta de nada. Me contradigam senhores advogados investidores!

E aí, talvez a falha da RB esteja na forma como conduziu a fusão, falha grave, creio eu (esqueceu de combinar com os russos, digo os espanhóis). Mas esta pode ser uma análise equivocada, repito. Coloco aqui para debate.
17/12/2020 19:17:27 (Última Edição)
EXIBIR AS 5 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240367 POR xxasa12
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
aureliano_nobre (3)
"Por fim, informamos que as 12.660.067 cotas subscritas e integralizadas no âmbito das
Ofertas acima descritas, estarão disponíveis para negociação no mercado secundário,
por meio do mercado de bolsa, administrado e operacionalizados pela B3 S.A. – Brasil,
Bolsa, Balcão (“B3”), a partir da abertura dos mercados no dia 22 de dezembro de
2020, sob o código de negociação HSLG11 e código ISIN BRHSLGCTF009. Ressaltamos
que as cotas referentes a 2ª e 3ª emissões, observarão os respectivos períodos de lock
up supracitados"

O Lockup das cotas das emissões anteriores vai até 26/01/21.. Provavelmente veremos realizações maiores a partir dessa data.
17/12/2020 19:06:48
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
aureliano_nobre (3)
E o RBRP comprando mais um pedacinho do Mario Garnero Torre Sul pra não perder o costume. rsrs
17/12/2020 19:03:48
EXIBIR AS 5 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2238554 POR Ericksr665
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO
TIAGOJSI
Consegui somente 30% das cotas pedidas na oferta.
17/12/2020 18:52:25
EXIBIR AS 8 RESPOSTAS ÚLTIMA RESPOSTA 2240567 POR GabrielVL
PARA RESPONDER ESTE COMENTÁRIO VOCÊ PRECISA EFETUAR O SEU CADASTRO OU ESTAR LOGADO