Assino e leio o Bloomberg diariamente.
As previsões para o SP 500, no final do ano, na média dos analistas, é 5.450 pts. A maior previsão é de 6.000 pts, da Evercore, e a menor 4.200 pts, do J.P. Morgan. Não sei qual o desvio.
Construí um modelo simples onde entro com o data, cotação atual do SP500, a futura projetada , a taxa selic projetada anual ( pode ser outro qualquer), quanto da taxa já foi incorrido até a data, qual a tributação dos veículos que estarei usando, quanto consigo ganhar acima da selic/ cdi e ,se quiser, um plus que seria o prêmio de risco que exigiria para ter SP 500
O modelo calcula quantos dias faltam até o final, quanto de selic ainda tem a decorrer neste período, acrescenta, se for o caso de eu informar o + do cdi + , o plus de premio de risco, tira os impostos de modo a apurar resultados líquidos.
Em resumo, compra variação a incorrer do SP 500, liquido de ir de 15 %, com a selic a decorrer, e seus adicionais, liquido da alíquota da tabela regressiva do ir, que pode ir de 22,5 % a 15 %.
Ou seja, compara quanto posso ganhar no SP vis a vis na renda fixa. O ganho do SP tem que ser maior que o da renda fixa, livre de risco.
Não uso câmbio pois só opero veículos hedgeados. Os veículos usados são os fundos Privilege ( rende uns 103 % do cdi com d+0) e Index SP 500, do Itau. Não opero IVVB11 pois tem câmbio.
No SP 500 médio não está valendo a pena. Na última simulação dando 0,26% contra 4,02 %. Ganho mais na renda fixa sem correr risco. O absolutamente certo seria liquidar toda a renda variável e ir para a fixa
Posso simular para quanto ao SP tem que ir para valer a pena.
Quando você simula para o americano, a situação pode ser diferente. Sai uma selic/ cdi de 10,5 % e entra T Bill muito menor.
O que é bom para os Estados Unidos, pode não ser bom para o Brasil. Tem que ter cuidado quando recomendam compra de SP 500.
Pode dar errado ? Pode.
Pode ser como na Bahia onde cada clube tem seu macumbeiro. E a prova que macumba não dá certo é que o campeonato baiano nunca terminou com todos os times empatados.