Para IPCA com prêmio médio de 6,39% + estimativa de 4,02%, igual a um rendimento de 10,41% a.a, Para IGPM com prêmio médio de 7,51% + estimativa de 4,22%, rendimento igual a 11,73% a.a e para os CRIs que rendem um percentual do CDI temos o rendimento médio de 86,59% do CDI que multiplicado pela estimativa da taxa Selic de 6,77% fica com rendimento igual a 5,86% a.a.
Além dos CRIs citados acima, 3% do patrimônio do Fundo encontra-se não alocado, que geralmente ficam investidos em títulos que rendem a taxa Selic, então temos 3% rendendo 6,77%.
De posse dessas informações, de cara vemos que o fundo está mal posicionado, isso porque 66,38% (mais da metade) de sua carteira está rendendo míseros 8,06% a.a , enquanto que apenas 2,83% estão rendendo 11,73% a.a o que é um rendimento muito bom, porém o fundo está pouquíssimo alocado nesse tipo de CRI, se a situação fosse invertida a história seria outra.
Para calcular a rentabilidade esperada total da carteira, basta multiplicar o rendimento esperado de cada grupo de CRI por seu peso na carteira (exemplo: 66,38% X 8,06% = 5,35%) e somar todos os resultados.
Feitos os cálculos acima obtemos um rendimento esperado de 8,28% a.a. Ou seja, se você comprar cotas de KNCR11 a seu valor patrimonial o seu rendimento esperado bruto será de 8,28% a.a (lembrando que todo o cálculo foi feita com base em estimativas de valores futuros, ou seja, é algo que se espera que aconteça, mas que pode efetivamente não acontecer).
Considerando a taxa de 1,1% de administração teríamos um rendimento líquido de 7,18%.
Conclusão:
De acordo com meus critérios de análise e fazendo o cotejamento entre as várias alternativas de fundos de Recebíveis. O fundo de Recebíveis KNCR11 é de longe a pior alternativa de investimento para o gênero.
Talvez investir no KNCR1 se justifique caso o investidor tenha expectativas diferente com relação aos indicadores, e isso é perfeitamente razoável.
Outro argumento favorável a aquisição de fundo, poderia ser a qualidade de seus CRIs quanto a capacidade de adimplemento dos devedores. No entanto, existem outros Fundos com CRIs igualmente interessantes, e que estão melhores posicionados, esse é o caso do KNIP que seguindo o mesmo racional exposto acima, está atualmente com um rendimento bruto esperado de 10,43%.
No mais, fica aqui registrada a minha opinião contrária quanto à escolha desse fundo como opção de investimento para o cenário atual.
Abraços.
Nota: todos os dados utilizados nos cálculos foram extraídos do site fundosderecebiveis.info. O site já traz a carteira dos fundos listados e calcula o prêmio médio para cada agrupamento de CRI, assim como foi feito no exemplo acima.