Pessoal, bom dia...sou investidor de FII desde 2013, e desde 2017 migrei grande parte de meus investimentos para FII, o que tenho dedicado bastante estudo. Já tive a oportunidade também de investir e participar como consultor na montagem de empreendimentos imobiliários, e sei como é complexo entender as diversas formas LEGAIS de relacionamento entre investidor, administrador, gestor, construtor, "terreneiros", e clientes. Essa experiencia me deu uma certa tranquilidade em investir no MFII11.
Reconheço a dificuldade de entender esse tipo de investimento, e principalmente seus rendimentos.
No meu ponto de vista, a unica maneira de se ter uma maior segurança em um fundo como esse, é manter uma estrutura de fiscalização de obra e financeira dentro do fundo, o que, para mim sozinho, não era possível.
Procurei ao longo do tempo, apenas acompanhar as informações e identificar suspeitas de falta gravíssimas, que indicassem realmente uma potencial picaretagem. Não encontrei. Claro que, em um fundo de desenvolvimento, a alocação e identificação dos rendimentos de acordo com a legislação é muito dúbia.
Acho que a CVM fez seu papel, porém a forma que ela fez, vai prejudicar muito mais os investidores inexperientes, do que a própria Planner.
Minha intervenção aqui, é porque vejo algumas pessoas desesperadas para sair a qualquer preço, o que infelizmente vai acontecer, e vai gerar oportunidades excelentes para investidores que nem eu e outros aqui(que as vezes acho que pregam o apocalipse para se beneficiar).
Portanto, se você acha que seu conhecimento sobre FII é limitado, se você acha que seu conhecimento sobre fundos de desenvolvimento é limitado, mas já tá dentro do bolo aqui, converse com alguém de sua confiança, que entenda do assunto, antes de sair vendendo a preço de banana.
e desculpem minha arrogância em querer dar pitaco no grupo.
(Texto que fiz no grupo fechado do Telegram)