Ranking Variáveis Independência Financeira
1º) Tempo de acumulação: De nada vai adiantar vc ter uma rentabilidade elevada e um aporte mensal que machuque seu estilo de vida, se vc não irá deixar os juros compostos fazerem sua mágica
2º) Rentabilidade: Irrelevante nos primeiros anos da acumulação, mas fundamental a partir de certo ponto e na fase de usufruto
3º) Aporte mensal: Fundamental no começo, mas perde relevância ao passo que os juros venham a superar o aporte
Abaixo deixo um excelente comentário do companheiro @Alfido
“Quando se está no início da fase de acumulação, de fato, o seu Yeld não fará tanta diferença, pois o montante é pequeno. Entretanto, após algum tempo, o mais importante é rentabilizar bem o seu dinheiro, pois os aportes passarão a ter pouco impacto na formação do seu patrimônio.
Exemplifico:
Quando se está iniciando, se fizer um aporte mensal de 1k e tiver um Yeld de 0,5% a.m., no primeiro mês seu rendimento será de 5 reais.
Após 1 anos, se seu saldo for se 12k, aproximadamente, seu rendimento será de 60 reais. Ok, blz., seu aporte de 1k ainda é significativo e mesmo que conseguisse dobrar o Yeld e chegar a 1% a.m., ainda assim o aporte seria mais importante. Entretanto, quando tiverem se passado 20 anos e seu saldo já for em torno de 240k, desconsiderando rendimentos, com Yeld de 0,5% o rendimento mensal será de 1,2k, e se rentabilizar a 1% já iria para 2.4k, ou seja, bem maior que o seu aporte de 1k, o qual desconsiderei reajustes assim como desconsiderei os rendimentos no cálculo do montante, para facikitar o entendimento.”