Curso Presencial de Fundos Imobiliários
COM NATHAN OCTAVIO ( nod ) e em parceria com a TG Core
7 de Março - Quality Hotel - Goiânia
Aproveite a semana de aniversário do Clube FII e se inscreva com 15% de desconto

Curso Presencial de Fundos Imobiliários com Nod

Fundos Imobiliários Vs Ações - Invista em Renda Variável com menor Risco
Thiago Fleith Otuki (otuki)

27 / 11 / 2017
Economista do Clube FII
1 Estrela 2 Estrela 3 Estrela 4 Estrela 5 Estrela
O Fundo Imobiliário (FII) é uma classe de ativo com características diferenciadas pois, apesar de ser classificado como renda variável, possui um fluxo regular de rendimentos o que, muitas vezes, pode confundir o investidor. Podemos afirmar que o FII não é de forma alguma ativo de renda fixa, pois tanto os preços das cotas como os rendimentos (dividendos) podem apresentar variações bruscas (volatilidade). Quando escutamos a palavra “renda variável” logo associamos ao mercado de ações e derivativos e sua forte oscilação diária. Entretanto, no caso dos FIIs, mesmo negociado no mercado de bolsa e no mesmo ambiente das ações, podemos afirmar que esses fundos, na média, tem um risco bem inferior aos demais ativos com a mesma classificação como ações, opções e demais derivativos vinculados a moedas e commodities.
A menor volatilidade faz sentido, pois os FIIs têm ativos reais (imóveis) como lastro (exceto nos casos dos fundos compostos por CRIs). Os imóveis são ativos com forte capacidade de geração de caixa (renda de aluguel), corrigidos pela inflação, normalmente uma distribuição mais previsível do que as ações e uma oferta de curto e médio prazo inelástica. Com o ambiente macroeconômico totalmente diferente de alguns anos atrás onde tínhamos uma elevada taxa de juros, hoje, com uma Selic fechando 2017 a 7,0% e títulos de renda fixa com maturidade longa também rentabilizando menos os investidores, a busca por oportunidades no mercado financeiro têm demandado um grande esforço.
Os dados mostram que os FIIs são excelentes ativos para compor uma carteira de investimentos que tenha como o objetivo uma rentabilidade mais próxima de um ano atrás (composta somente por renda fixa devido a elevada taxa de juros), mas claro que com uma adição de risco. Nesse patamar de juros é necessário adicionar ativos de renda variável, mas para investidores avessos ao risco, FIIs que possuem um risco menor do que ações é uma ótima alternativa. Veja nos gráficos que em 2017 não somente o risco dos FIIs (medidos pelo IFIX) forem menores do que as ações (medidos pelo Ibovespa), mas o retorno também foi maior. Como base de referência também listei o CDI (taxa de juros de referência no mercado) e o IMA-B (índice composto por títulos públicos Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B) que pagam uma taxa de juros pré-fixada mais a variação do IPCA.
Risco Volatilidade Anaualizada
Fonte: Rio Bravo Investimentos (novembro/2017).
Retorno Acumulado 2017
Fonte: Cetip, Anbima e B3 (2017) – Rentabilidade acumulada até o dia 24/11/2017.
Se você tem interesse em compreender em maior profundidade o cenário econômico que sustenta o excelente retorno dos Fundos Imobiliários em 2016 / 2017, sugiro a leitura do artigo de minha autoria publicado em junho deste ano (“Perspectivas para o mercado de FIIs - O que as variáveis macroeconômicas sinalizam para os investidores de fundos imobiliários”.

Um abraço e até o próximo artigo!

Um paralelo entre imóveis físicos e FIIs
Neste artigo iremos descrever o paralelo entre o investimento em imóvel físico e o Fundo Imobiliário (FII). A ideia é contrastar as principais diferenças entre ambos, principalmente sob o ponto de vista de diversificação e geração de caixa do portfólio.
Daniel Malheiros
02 / 02 / 2019 5 min de leitura
Marcação a Mercado, uma vantagem ou desvantagem
Dias atrás, estávamos estruturando uma apresentação aos clientes de um escritório de agentes autônomos (AAI) sobre os temas: (i) “porquê” investir em Fundos Imobiliários (FIIs); e (ii) como “surfar” cada momento do ciclo imobiliário. Um comparativo entre FIIs e Imóvel Físico, com as vantagens e desvantagens de cada modalidade, estava presente em um dos slides, e é especificamente um dos pontos ali abordados que vamos explorar nesse artigo: a desvantagem de FIIs do ponto de vista da marcação a mercado.
Daniel Malheiros
19 / 07 / 2019 5 min de leitura
Como foi a Assembleia do Bc Fund?
Na última terça-feira, dia 10 de setembro, foi realizada a Assembleia Geral Extraordinária do Fundo Imobiliário BC Fund (BRCR11). O objetivo da assembleia era decidir pela 6ª emissão de cotas. Nathan Octavio tira as principais dúvidas do que ocorreu nesta AGE e sobre a oferta em pauta neste artigo

NATHAN OCTAVIO
16 / 09 / 2019 5 min de leitura